Morte ao autocorrect!

Não sei quanto a vocês, mas eu já fui muitas vezes embaraçado por esta pequena funcionalidade que vem embutida nos nossos telemóveis. Às vezes parece que ganha vida para estragar aquilo que tentamos dizer, acrescentando sentidos que nós não queriamos originalmente.

O que é que isto tem assim de tão mau que me leva a proclamar guerra a esta pequena grande tecnologia?

Bem, para começar, estupidifica as pessoas. Por exemplo quando se tem dúvidas no que se está a escrever vai-se metendo letras ao acaso até que este sugira a palavra que nós queremos, e lá vamos nós, todos felizes, poupar dois taps, coisa que hoje em dia parece um esforço enorme. Acho que é para isso que serve todos estes anos de escola e afins, para evitar este pseudo-analfabetismo. Adiante.

Esta tecnologia tem também o poder de alterar todo um sentido que uma conversa possa ter. Ora vejamos:

nudes
Pois pois, noodles

Pois bem, o poder que esta tecnologia tem sobre as nossas conversas e comunicações é tão infinitamente grande que só pode ser comparado com a skynet. Para quem não sabe a skynet fazia parte dos filmes da série “Exterminador Implacável” que começou sendo uma inofensiva AI. Após se tornar autoconsciente, assumiu os humanos como ameaça e decidiu extinguir a raça humana. Pois bem, o Autocorrect já anda a fazer isso, mas com a língua portuguesa e as suas aplicações, matando pouco a pouco as nossas conversas. Hoje ajuda-nos com uma palavra aqui e ali, amanhã extermina-nos com a sua inteligência superior e palavras fora de contexto.

É por causa do autocorrect que eu tenho problemas de confiança. Nah, estou só a brincar. Mas sinceramente, eu deixei de usar isso, não porque me incomodava com as trocas embaraçosas, mas sim porque me recuso a ceder à lei do menor esforço. Não é por poupar um toque num smartphone que vou ganhar o dia. Ou talvez é. Mas poupar esse toque numa das coisas que ja tem de tão pouco toque Humano… Prefiro perder a minha reputação literária com uma gafe do que mandar um texto quase todo previsto pelos nosso incríveis computadores de bolso.

E vocês o que acham do Autorrect? Também é em barco osso?

~Sr. Ténis

3 comentários em “Morte ao autocorrect!

Deixe um comentário

