Respeitinho é muito bonito 

Estou neste momento no metro e vou escrevendo  devido a toda uma indignação vinda de uma ação que me fez perder toda a esperança na humanidade.

Estava no metro de Lisboa a caminho de casa, quando entra uma senhora idosa para a minha carruagem. Pensei para mim: “se a senhora ficar mais que uma paragem, cedo-lhe o meu lugar”.

Apesar de estar a ser egoísta não queria perder o lugar para uma senhora que só ia andar 15 segundos de metro, enquanto que eu ainda tenho 20 minutos para fazer, no final de um dia bastante longo.

A próxima estação chega e a senhora fica firme no seu lugar. O comboio arranca de novo, e faço sinal a senhora que lhe ia ceder o meu lugar. Qual é que foi o problema? Assim que me levantei, uma outra senhora sentou-se de imediato, sem dar hipótese à senhora idosa de se sentar, trancando imediatamente a sua atenção no seu smartphone. Acontece que a senhora idosa acabou por cair por uma travagem um pouco bruta, e após a ajudar a levantar, a mulher que estava a teclar na sua pequena telha de bolso, nem sequer se mexeu. Não aqueceu nem arrefeceu. Face a isto e perante uma senhora bastante debilitada por ainda estar atordoada após a queda, peço a um senhor para lhe facultar o seu lugar, ao qual ele acena prontamente e ajuda a senhora a sentar-se.

Ora a mulher que estava a jogar a guerra do dedo com um ecrã tirou-me toda a boa disposição do dia, e fez-me pensar, se em nome destes ditos smartphones nem sequer respeitamos os mais velhos, como nos podemos respeitar a nós próprios?

Quando somos encarcerados por estes mini computadores ambulantes perdemos toda a noção do que se passa a nossa volta e a única coisa a que temos atenção é o nível de bateria do dito cujo. Quantas pessoas já se magoaram por irem de testa colada à estes pequenos ecrãs? Provavelmente demasiadas.

Eu também sou uma pessoa dessas, mas sei quando desligar, e apesar da Sra.Saltos se queixar que tou sempre agarrado ao telemóvel, sei perfeitamente quando o devo largar! E vocês?

~Sr.Ténis

14 comentários em “Respeitinho é muito bonito 

  1. O problema não são os smartphones, o problema são as pessoas. Falta de educação e de respeito pelos que já viveram mais tempo… as pessoas não têm tempo para transmitir os valores, os pilares da vida… Porque passam demasiado tempo nos gadgets… Mas a culpa não é deles!!!
    Agora vou-me que já estou aqui há muito tempo.
    Bom feriado

    Curtir

  2. Eu acho que a parvalhona da mulher não estava assim tão vidrada. Ela usou o telemóvel para FINGIR não se estar a aperceber de nada. Eu acho impossível alguém conseguir abstrair-se assim tanto 😱
    Mas de qualquer das formas não há justificação para tamanha falta de respeito 😐

    Curtir

Deixe um comentário

